Peregrinação a Fátima das Comunidades de Paris e do Luxemburgo

02-10-2015 14:58

Como vem sendo habitual, no principio de Agosto, concretamente nos dias 4 e 5, em Fátima, ocorreu a Peregrinação das Comunidades de Paris e do Luxemburgo.

Tal como tinha sucedido com a Peregrinação Nacional de Maio último, a Domus Carmeli foi testemunha do ambiente de festa, pelo grande entusiasmo e acolhimento, que os cerca de 30 casais, dois sacerdotes e duas religiosas presentes manifestaram.

Na noite do dia 4, o casal Silvina e Zé Luís Costa fez uma partilha centrada na vivência do casal, com o título ”Um Olhar confiante para ti”. Abordaram o Olhar como ponte de diálogo no casal, mostrando como é importante para a nossa relação comunicarmos através deste valioso não-verbal -   “As mais lindas palavras de Amor são ditas no silêncio de um Olhar” (Leonardo da Vinci).

Acabámos esse dia com a Equipa Coordenadora Nacional a proceder ao envio da Nova Coordenação da Comunidade do Luxemburgo.

Assim, à Equipa Coordenadora constituída pelo casal Eulália e Zé Costa com o Pe. Sérgio e o apoio da Irmã Perpétua sucedeu o casal Dores e António Borges que, novamente com o Pe. Sérgio e a Irmã Perpétua, aceitaram continuar a animar aquela comunidade.

Dia 5, escutámos o Pe. Orlandino com o tema “Construir o Casal”, que nos apresentou elementos importantes para a construção do casal, mas também as dificuldades para essa construção. No final desafiou-nos com o decálogo para alimentar o casamento.

Tanto esta partilha como a da véspera foram ao encontro dos presentes, que deram por bem empregue o tempo dado ao crescimento da sua relação de casal ou com a comunidade.

De seguida partimos para a Eucaristia e a Recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, cuja animação foi assegurada pelos casais e religiosas das respectivas comunidades.

O almoço, na Domus, com que terminou este encontro, foi forte no convívio. E ficou desde logo marcado novo encontro para 9 e 10 de Agosto de 2016. Ver Fotos